segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

OBSERVANDO O SALMO 22

Observando o salmo 22 por um lado vemos Davi repartindo a sua própria angústia. Visto a partir da perspectiva messiânica este salmo expressa o que Cristo passou no lugar do pecador e como alcançou uma grande vitória na cruz. A respeito disso Isaías bem profetizou; — Logo depois do sofrimento ele contemplará o resultado da sua obra, o empenho de sua alma, e ficará satisfeito; mediante a sua sabedoria, o meu Servo, o Justo, justificará a muitos e tomará sobre si mesmo as más obras dos seres humanos. Por este motivo EU lhe darei uma porção generosa entre os grandes, e ele dividirá os despojos entre as multidões, porquanto ele derramou a sua própria vida até a morte, e foi contado entre os criminosos. Portanto, ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu. Isaías 53:11-12 Confirmação de Jesus de Nazaré diante de uma pergunta que o seu discípulo o fez; — Solicitou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso é suficiente para nós. João 14:8. E a resposta dEle é maravilhosa; — Então Jesus ministrou-lhes: Há tanto tempo estou convosco, e tu não me tens conhecido, Filipe? Aquele que vê a mim, vê o Pai; como podes dizer: mostra-nos o Pai? João 14:9. Só entendemos esse "como podes dizer: mostra-nos o Pai?" Quando voltamos alguns versículos antes da pergunta de Filipe aonde Jesus diz; — Se vós, de fato, tivésseis me conhecido, teríeis conhecido também a meu Pai; e desde agora vós o conheceis e o vistes. João 14:7. Bom, vou deixar que vocês mesmo leiam o capítulo inteiro de João 14 vocês entenderam que felizes são àqueles que leem as Escrituras tendo Jesus Cristo como chave hermenêutica; uma lente para os nossos olhares. Deixe-me explicar melhor para vocês, vamos fazer uma viagem até o salmista do Salmos. — Meu Deus! Meu Deus! Por que me desamparaste? Por que estás tão distante de salvar-me, tão longe dos meus gritos de aflição? Salmos 22:1. Esse versículo não nos lembra a Cruz? — Então, por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: Elohi, Elohi! Lemá sabachtháni - que traduzido, quer dizer: Meu Deus, meu Deus! Por que me abandonaste? Marcos 15:34. E disso Mateus também testemunhou; — E, por volta das três horas da tarde, Jesus clamou com voz forte: Eloí, Eloí, lamá sabactâni, que significa Meu Deus, Meu Deus! Por que me abandonaste? Mateus 27:46. Voltando ao contexto do Salmista ele continua; — Uma multidão de cães me cercou, um bando de malfeitores me envolveu! Traspassaram minhas mãos e meus pés. Salmos 22:16. — E disso João testemunha dizendo; — E mais ainda, como diz a Escritura em outra passagem: Olharão para Aquele a quem traspassaram. João 19:37. E o Salmista ainda diz; — Dividiram as minhas roupas entre si e lançaram sortes pelas minhas vestes. Salmos 22:18. E disso Marcos também testemunhou; — Então o crucificaram. Dividindo suas vestes, jogaram sortes para saber com que parte cada um iria ficar. Marcos 15:24. E o salmista ainda diz; — Muitos bois selvagens me rodeiam; como touros, os poderosos de Basã me cercam. Rugem como leões ferozes e escancaram a boca contra mim. Salmos 22:12-13. E disso Marcos testemunhou; — Da mesma maneira os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei zombavam dele entre si, exclamando: “Salvou a tantos, mas a si mesmo não pode salvar-se! Que o Cristo, o Rei de Israel, desça agora da cruz, para que o vejamos e creiamos! E, de igual modo, os que com Ele foram crucificados o insultavam. Marcos 15:31-32. E Lucas também depois de uma aguçada averiguação dos fatos que aconteceu disse; — Uma grande multidão estava presente e a tudo observava, enquanto as autoridades o ridicularizavam, exclamando: Salvou os outros! Pois agora salve-se a si mesmo, se é de fato o Cristo de Deus, o Escolhido! Da mesma forma os soldados se aproximaram e também dele zombavam. Oferecendo a Ele vinagre. E o provocavam: Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo! Lucas 23:35-37. E para concluir o salmista diz; — Vou anunciar teu nome aos meus irmãos; cantar-te-ei louvores no meio da congregação: Vós que temeis ao SENHOR, louvai-o! Glorificai-o, todos vôs, descendentes de Jacó; reverenciai-o, descendência toda de Israel! Pois não desprezou nem desdenhou o sofrimento do aflito; não ocultou sua face do angustiado, mas ouviu seu clamor por ajuda. De ti vem o meu louvor na grande congregação; cumprirei os meus votos na presença dos que o temem. Os pobres se alimentarão até ficarem satisfeitos; louvarão ao SENHOR aqueles que o buscam: Que vossa vida seja longa e próspera! Todos os confins da terra se lembrarão e se converterão ao SENHOR, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele. Pois ao SENHOR pertence o reino: Deus governa as nações! Todos os ricos e poderosos da terra se fartarão e o adorarão; haverão de ajoelhar-se diante de Deus todos os que descem ao pó, até aquele que não pode preservar a própria vida. Sua descendência a ele servirá; e anunciará o SENHOR às gerações futuras. E, a um povo que ainda não nasceu, testemunhará seus grandes feitos de justiça, pois Deus tudo fez com poder e glória. Salmos 22:22-31. De ti vem o meu louvor na grande congregação; cumprirei os meus votos na presença dos que o temem. Sim, tenham esse sentimento todos aqueles que tem Cristo em sua mente como está Escrito; — [...] Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6.


Nenhum comentário:

Postar um comentário