sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Queria começar essa reflexão usando um exemplo de um Barão, conhecido em seu tempo como o Barão de Itararé, ele dizia o seguinte: "A sombra do branco é igual à do preto”. Ao olharmos para trás é possível observar os radicalismos independentemente de sua natureza. Eu não sou diferente, mais sempre me conforto com o seguinte fato: Penso nas injustiças que vemos diariamente, todo o mal, ainda sim, fico impressionado com todo o bem. Não estou dizendo que devemos observar o mal e ficar calados, em procura do bem. O que eu estou dizendo é que o mal desse mundo, não chega nem "aos pés" do bem de muitos. O dia da consciência negra é importante. E esse dia me faz lembrar sobre outro fato: Se houvesse uma consciência humana não haveria consciência negra; não por que eu julgue o dia da consciência negra desnecessário, mais sim, por causa da falta de consciência humana. Vou explicar o porquê... Deus "criou-lo" todos nós à sua imagem e semelhança. Se eu não aceito o negro, branco, crioulo, albino, como meu semelhante eu nego o Eterno. Se um branco discrimina o negro, ele discrimina o próprio Deus, julgando o que Deus criou. É errado! E o negro corre o mesmo perigo em relação ao branco. O único modo que devemos usar para nos diferenciar é com as nossas próprias digitais, é algo único; cada um carrega a sua. Quão bom seria acordar e ver os homens olharem uns para os outros com respeito e dignidade. Lembro-me do que o Malcolm X disse uma vez: "Sou a favor da verdade, não importa quem a conte. Sou a favor da justiça, não importa para quem ou contra quem”. O que eu peço para o Eterno nesse dia que comemoramos a consciência negra, é que nós homens e mulheres aprendamos a ter consciência humana; visto que todos nós temos o mesmo sangue vermelho, os mesmos olhos para enxergar, e as mesmas forças nas mãos para trabalhar. Bem dizia Martin Luther King - "Aprendemos a voar como pássaros, a nadar como peixes; mas ainda não aprendemos a conviver como irmãos". O Eterno não faz discriminação e nem nos ensinou a fazer isso. Ele não faz discriminação em benefício do branco, nem estima o negro mais que o crioulo, ou o albino; pois todos são obra de suas mãos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário